RH estratégico: 4 melhores práticas para prevenir riscos à saúde

Sabemos que implantar um RH estratégico nas empresas atualmente é fundamental para que ela obtenha o sucesso desejado e alcance suas metas. Isso porque hoje um negócio se destaca graças ao seu capital intelectual. Mas, afinal, o que é o RH estratégico e como ele pode auxiliar você?

Produzimos um conteúdo prático e direto para ajudar na implantação de melhorias em sua empresa. Vamos explicar o conceito de RH estratégico, seu papel dentro das organizações e elencar 4 práticas que aumentam a qualidade de vida dos funcionários, além de prevenir problemas de saúde. Confira!

O conceito de RH estratégico

O RH estratégico é aquele que está alinhado com os objetivos, as decisões e com o modelo de negócios da empresa. Ele não é somente um setor responsável por toda a “parte burocrática” da gestão de recursos humanos.

Esse tipo de RH consiste em desenvolver talentos, investir na qualidade de vida e na saúde de seus colaboradores, incentivar a produtividade, preocupar-se com a sustentabilidade e com os resultados da organização.

O seu papel determinante nas empresas

Como citamos, o capital intelectual é fundamental para o crescimento dos negócios e, por isso, o RH estratégico tem papel determinante nas empresas.

Ao dedicar-se ao desenvolvimento dos funcionários, sua saúde e bem-estar, o RH está contribuindo diretamente para o aumento do engajamento de seus colaboradores, aumento da produtividade, melhorias na saúde e ajudando a reduzir o absenteísmo.

As melhores práticas

Tendo em mente o conceito e o papel determinante que ele tem nas empresas, vamos conhecer as melhores práticas de RH estratégico.

1. Adoção da análise ergonômica

A ergonomia no ambiente de trabalho é determinada pela Norma Regulamentadora 17, que estabelece a necessidade de avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Em outras palavras, é necessário avaliar a ergonomia nas empresas para que sejam garantidos conforto, segurança e ambiente propício para o desempenho satisfatório das atividades dos colaboradores.

2. Implantação da ginástica laboral

Esse tipo de ginástica gera diversos benefícios para os funcionários e conta com exercícios de alongamento, controle e compensação muscular. A ginástica laboral normalmente dura 15 minutos e pode ser aplicada de diversas formas.

3. Criação de academia corporativa

A academia corporativa é uma estrutura de academia comum montada dentro das empresas, ou seja, no ambiente corporativo. Adotar a academia corporativa é promover a saúde e a qualidade de vida de forma intensa dentro das organizações.

4. Realização de SIPATs

As Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ou simplesmente SIPATs, além de obrigatórias por lei (por meio da Norma Regulamentadora 05), são uma ótima ferramenta para capacitar os funcionários e promover a segurança no ambiente de trabalho.

Nesse post, vimos como adotar o RH estratégico, e que suas melhores práticas geram muitos benefícios e resultados para a empresa. Esperamos que ele tenha sido útil para você!

Para obter mais informações sobre o assunto e saber como podemos te ajudar ainda mais, você pode entrar em contato conosco por meio de nosso site ou pelos telefones (51) 3109.6446 / (51) 99329.1468!