Seis segundos de exercícios intensos podem mudar saúde de idosos

 Muitas doenças estão associadas com o comportamento sedentário, como doenças cardiovasculares e diabetes, mas se podemos manter as pessoas ativas então podemos reduzir o risco.

Seis segundos de exercícios intensos podem transformar a saúde de idosos, afirmam pesquisadores escoceses.

longevidade_qualidade_de_vida_health_care
Exercícios Intensos para Idosos

Uma pesquisa envolvendo doze pensionistas mostrou que curtas corridas intensas reduzem a pressão sanguínea e melhoram o condicionamento físico ao longo do tempo.

A equipe da Universidade de Abertay acredita que os altos custos com os problemas de saúde com idosos podem ser revistos a partir da descoberta e que não há diferenciação etária.

Para o estudo, um grupo de aposentados foi levado ao laboratório duas vezes por semana durante um mês e meio. Em um bicicleta ergométrica, os idosos eram incentivados a se esforçarem o máximo que puderem. Quando chegavam ao seu limite, uma pausa era feita até que um novo exercício começasse.

Os resultados, publicados no Journal of the American Geriatrics Society, mostraram que os participantes reduziram sua pressão arterial em 9%, aumentaram sua capacidade de obter oxigênio para os músculos e passaram a ver as atividades do dia a dia, como sair de uma cadeira ou andar com o cachorro, de maneira mais fácil.

Dr. Babraj, coordenador do estudo, afirma que a população está envelhecendo mas não é incentivada a se exercitar.

— Muitas doenças estão associadas com o comportamento sedentário, como doenças cardiovasculares e diabetes, mas se podemos manter as pessoas ativas então podemos reduzir o risco.

Fonte: O Globo