RETORNO SOBRE INVESTIMENTO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA CORPORATIVOS CHEGAM A 6/1

Imagine só uma empresa com níveis baixíssimos de demissão, absenteísmo, indenizações e afastamento. Parece perfeito, porém impossível, certo? Errado! Com a implantação de algum dos programas de qualidade de vida corporativos, qualquer empresa pode chegar a esses níveis.

Os programas de qualidade de vida no trabalho (ou programas de QVT) são caracterizados por um conjunto de iniciativas específicas tomadas pelas empresas com o objetivo de atender às necessidades de seus colaboradores e melhorar a qualidade do ambiente organizacional.

Além de ajudar os colaboradores a desempenharem sua função com mais conforto, os programas de QVT também otimizam a produtividade da empresa e deixam o clima organizacional mais agradável. Ficou interessado no assunto? Então, continue com a leitura!

Qual a importância dos programas de QVT?

Dentre todos os fatores de afastamento nas empresas, 40% são motivados por pequenas doenças como gripes, dores nas costas, entorses, tudo o que poderia ser evitado por um bom condicionamento físico.

dor lombar, por exemplo, que está em segundo lugar entre as causas que mais afastam do trabalho, é um importante problema de saúde pública presente em todas as nações industrializadas, afetando em média 85% da população adulta em algum momento da vida (dados da Organização Mundial da Saúde). Essa causa é preocupante na medida em que, segundo um estudo da Revista Latino-Americana de Enfermagem, o tempo médio de afastamento por trabalhador acidentado na coluna vertebral é de 17,8 dias.

Dados da indústria brasileira demonstram que os custos com assistência médica têm assumido valores vultosos, sendo menor apenas que a folha de pagamento em muitas empresas. Companhias brasileiras chegam a perder 42 bilhões de reais/ano, o equivalente a 3% do PIB, devido à presença de funcionários doentes, apresentando falta de rendimento em suas atividades.

Esse quadro, instalado nas empresas brasileiras, muito se dá pelo fato de que menos de 5% da empresas desenvolvem algum programa específico de qualidade de vida para os seus funcionários/colaboradores. Quando o desenvolvem, tendem a propor atividades que atingem não mais do que 20% da equipe. Isso ocorre porque as pessoas geralmente estão em diferentes estágios de mudança de seu comportamento, e as atividades propostas contemplam quase exclusivamente apenas um desses estágios.

Se imaginarmos que um programa de qualidade de vida bem organizado deva contemplar quatro fases distintas (sensibilização; motivação por meio de incentivos; construção de habilidades e conhecimentos; oportunidade e ambiente), veremos que a maioria das empresas não supera a primeira fase.

Alguém pode estar se perguntando se vale a pena desenvolver algum programa nesse sentido. Qual o retorno disso? Dados publicados pelo U.S Department of Health and Human Sevices de algumas empresas que divulgaram o retorno sobre o investimento em programas de bem-estar e qualidade de vida falam por si.

A North Utilities teve um retorno de seis dólares para cada dólar investido nesses programas. O CitiBank contou com 4,56 dólares, e a Motorola com 3,93 dólares. Tendo em mente todos os números citados, você ainda acha que não vale a pena implantar esse programa?

Como implantar os programas de QVT?

Ficou interessado em implantar um programa de QVT na sua empresa e não sabe por onde começar? Não se preocupe. A seguir listamos as principais etapasde qualquer tipo de programa de qualidade de vida no trabalho. Confira.

Sensibilização

Essa é a fase em que a parte administrativa e a gerência da empresa percebem que alguma medida precisa ser tomada para melhorar o funcionamento da organização. Ambas as partes precisam estar cientes do novo projeto a ser implantado e comprometer-se a fazer de tudo para que ele dê certo.

Planejamento

Nesse momento será formada a equipe que tomará a frente do projeto. Também se deve decidir quais serão as medidas, modelos de programa e instrumentos a serem utilizados.

Diagnóstico

É a hora de coletar o máximo de informação possível para entender onde está o problema da empresa. É preciso checar como anda o sistema de gestão de pessoas e ouvir a opinião dos próprios colaboradores sobre o que poderia ser melhorado dentro do ambiente de trabalho.

Execução do plano de ação

Após coletar e interpretar os dados, é hora de estabelecer o que será feito para resolver os problemas da empresa. As iniciativas a serem tomadas podem ser alterações na estrutura do ambiente de trabalho (como iluminação e ventilação), alterações na gestão da empresa, palestras, ginástica laboral, grupos terapêuticos e muito mais!

Avaliação e manutenção

Se você acha que é só aplicar as medidas e está tudo pronto, enganou-se! Mais importante que implantar um bom programa de qualidade de vida no trabalho é verificar periodicamente como anda o desenvolvimento no ambiente de trabalho.

Talvez os colaboradores possam não estar levando o programa a sério ou o programa necessite de algumas mudanças. O importante é estar sempre checando de perto como andam as coisas.

Quais são as vantagens de um programa de QVT?

O grande problema das empresas, hoje em dia, é que elas preferem curar em vez de cuidar. Como já diz o bom e velho ditado, é melhor prevenir que remediar.

Os programas de qualidade de vida no ambiente de trabalho, por melhorarem as condições dos colaboradores, acabam deixando o clima organizacional muito mais agradável. Os funcionários começam a trabalhar com maior satisfação porque percebem o cuidado que a empresa tem com seu bem-estar.

Outra consequência é que, como as condições de trabalho melhoram e os cuidados com os colaboradores aumentam, o número de faltas e afastamentos diminui consideravelmente. Tanto a empresa como os funcionários são beneficiados com os programadas de QVT.

Portanto, é importante que soe o alarme das empresas em relação à saúde de seus funcionários, porque se elas, qualquer que seja o ramo de atividade, não se preocuparem com esses fatores, a conta a ser paga poderá ser muito mais alta no futuro. Um programa de qualidade de vida corporativo pode ser a solução para você que deseja se prevenir hoje para não sofrer no futuro.

Achou o texto interessante? Quer ter acesso a mais artigos como este? Então, siga-nos no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!